Dominó geométrico

30/07/2019 17:20

Dominó geométrico

Características

É um jogo matemático de dominó em que a face das peças é dividida em duas partes: uma contendo a imagem de um sólido geométrico e a outra contendo a nomenclatura de outro sólido. O objetivo é associar a representação geométrica do sólido com a sua respectiva nomenclatura.

Instruções de utilização

O jogo pode ser jogado com no mínimo 2 e no máximo 4 participantes.

  • Embaralham-se as peças com as imagens não à vista e distribuem-se 7 peças para cada jogador. Caso haja menos de quatro jogadores, as peças restantes deverão ficar disponíveis sobre a mesa com as imagens viradas para baixo - formando o "monte" para compras.
  • Os jogadores decidem quem iniciará o jogo e o escolhido coloca uma de suas peças sobre a mesa de modo que a figura fique visível para todos os jogadores.
  • O próximo jogador verifica se possui uma peça que possa ser justaposta à peça da mesa de modo que haja uma correspondência entre a representação geométrica e sua nomenclatura ou vice-versa.
    • Caso o jogador a possua, deve justapô-la à da mesa.
    • Caso não a possua, deve comprar peças até que tenha a possibilidade de justapor à alguma peça da mesa; se não for possível comprar mais, passa a vez.
  • O jogo continua nesse processo até que um dos jogadores não tenha mais peças ou até que o jogo fique “trancado”, isto é, nenhum jogador consegue colocar mais peças.

O vencedor é o primeiro jogador a eliminar todas as peças da sua mão. Caso o jogo fique trancado, vence aquele que possui menor número de peças.

Dicas de utilização

Uma partida de Dominó Geométrico tem duração média de 15 min a 20 min. A quantidade de jogadores deve ser de no mínimo 2 jogadores e no máximo 4. Depois de jogadas algumas partidas, pode-se dizer que não apresenta problemas durante execução do jogo. Contudo, durante sua construção é preciso observar a quantidade de peças de cada figura, a fim de garantir que o jogo não tenda a trancar sempre.

Habilidades matemáticas

O jogo Dominó Geométrico pode ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois a partir do 5º Ano a BNCC já propõe introduzir noções de volume e o estudo de sólidos geométricos e sua planificação. O momento apropriado para propor esse jogo aos alunos é depois que alguns conceitos básicos, como a nomenclaturas dos sólidos geométricos, tiverem sido ensinados.
Seu principal objetivo é desenvolver nos alunos a habilidade de relacionar cada sólido com sua respectiva nomenclatura, a capacidade de perceber as semelhanças e diferenças entre eles, como por exemplo os diferentes polígonos que compõe suas faces. Ademais, contribui para desenvolver a visualização e percepção de diferentes representações planas de alguns objetos tridimensionais. Além disso, o jogo de dominó propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos alunos, pois estes terão de pensar em estratégias e planejar suas jogadas a partir da observação atenta do desenvolvimento do jogo.

Análise crítica do recurso

A utilização de jogos para o ensino de matemática se constitui numa importante ferramenta para promover a aprendizagem dos saberes matemáticos, pois propicia um ambiente dinâmico, tornando o momento de aprender mais satisfatório e natural, além de trabalhar com os alunos sua criatividade, autonomia e raciocínio lógico. Em vista disso, o jogo Dominó Geométrico pode ser utilizado como potencializador da aprendizagem da geometria espacial, haja vista que os conteúdos de geometria em muitos casos constituem-se num fator de dificuldades dos alunos. Além disso, ao explorar a habilidade de relacionar os sólidos e suas respectivas representações planas, este jogo promove o desenvolvimento da importante capacidade de compreender as diferentes representações que os objetos matemáticos podem assumir.

Resenha: Paula Cristina Rohr Ertel, estudante de matemática da UFSC Blumenau.

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