Preencha o hexágono

01/10/2019 12:08

Jogo Preencha o hexágono.

Características

O objetivo do jogo é completar seu triângulo, podendo ser jogado com até seis jogadores. Do jogo fazem parte: um tabuleiro, um dado e 36 peças. O tabuleiro é feito de madeira, contendo um hexágono regular, dividindo em 6 triângulos equiláteros. Cada triângulo contém, 21 círculos, como apresentada na foto. O dado foi confeccionado de cartolina e as de tampinhas reutilizadas da própria universidade. As peças são constituídas por 6 diferentes modelos (como na imagem) e cada um possui 6 peças idênticas.

Instruções de utilização

Os jogadores devem determinar quem iniciará a partida, e quem será o próximo a jogar. As peças ficam dispostas sobre a mesa, cada jogador pode pegar uma a sua escolha em sua jogada. Para saber qual peça pegar o jogador na sua vez, deve jogar o dado e de acordo com o número da face do dado que está voltada para cima ele poderá:

• Colocar uma peça correspondente ao número no seu triângulo. Exemplo: o número da face do dado é 6, ele pegará a peça 6;
  • Colocar mais peças que somadas sejam correspondentes ao número da face do dado que está voltada para cima. Exemplo: o número da face do dado é 3, ele pegará: uma peça 1 e uma peça 2 ou três peças 3;
  • Pular a vez, se não houver a peça necessária disponível. Exemplo: ele precisa do número 3, quando jogou o dado saiu a face 2, e não havia mais nenhuma peça 2 ou duas peças 1 disponíveis. Neste caso, ele passa vez, pois não havia peças para ele realizar a jogada;
  • Retirar peças de seu triângulo. Exemplo: ele precisa de 3, mas a face do dado é 5. Neste caso, ele poderá retirar a peça 5 ou mais peças que somadas deem 5.

Ganhará o jogo quem preencher primeiro todo o triângulo.

Dicas de utilização

O número de jogadores é no mínimo 2 e no máximo 6. Não há tempo estimado para a finalização do jogo, pois é um jogo que depende do fator “sorte”.
Uma das possíveis estratégias para ganhar o jogo é planejar as posições das peças. Isto facilitará o encaixe das outras peças ao logo do jogo

Este é um vídeo que pode auxiliar com mais alguns exemplos de jogadas

Habilidades matemáticas

Este jogo pode ser utilizado do Ensino Fundamental ao Médio, dependendo do enfoque do que será trabalhado.
O jogo pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, a memória e as habilidades de observar, analisar e sintetizar.
No que diz respeito aos conteúdos matemáticos que podem ser explorados, pode-se explorar princípios de contagem e combinação. Por exemplo, pode-se sugerir aos estudantes que determinem quais são as maneiras possíveis de completar os triângulos.

Análise crítica do jogo

Apesar de ter um objetivo de fácil entendimento, durante o jogo podem surgir diversas possibilidades de jogadas, pois depende do número sorteado no dado. Para alcançar os objetivos, o professor deve planejar bem a aula, bem como ter domínio das regras. Isso facilitará na mediação da atividade e no encaminhamento para a aprendizagem matemática. Além disso, o professor precisa estar preparado para lidar com situações inusitadas, como por exemplo, o tempo que pode não ser suficiente para a execução da sequência didática. Pode-se pensar, em trabalhar com menos alunos por tabuleiro para que o jogo se desenvolva mais rapidamente, em contrapartida é será preciso construir mais jogos iguais.

Resenha: Bruna Arielly Schulz, estudante de matemática da UFSC Blumenau.
Jogo produzido por: Edionara Bachmann e Cristiane Aparecida, estudantes de matemática da UFSC Blumenau.

Tags: tabuleiro