Jogo da memória das planificações

08/10/2019 17:06

Características

Um jogo da memória contendo 22 cartas: 11 descrevendo o nome do sólido geométrico, 11 com o desenho da planificação dos sólidos.

Este jogo é uma reformulação do conhecido jogo da memória para trabalhar a planificação de sólidos geométricos. Seu objetivo é encontrar os pares de peças correspondentes, isto é, a planificação do sólido geométrico com a sua respectiva nomenclatura.

Instruções de utilização

• As peças são embaralhadas e postas com as figuras voltadas para baixo, de modo que as imagens não possam ser vistas.
  • Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam.
    • Caso as figuras das peças sejam o nome de um sólido geométrico e sua respectiva planificação, o jogador recolhe esse par e joga novamente.
    • Caso contrário, as peças devem ser viradas novamente com as imagens para baixo, e passa-se a vez para outro jogador.
  • Joga-se até não restarem mais peças. Ganha o jogo aquele que tiver a maior quantidade de pares.

Dicas de utilização

O jogo da memória das planificações pode ser jogado entre duas pessoas, sendo que uma partida tem duração média de 15 min. Além disso, para que o jogo não apresente problemas durante a partida é importante que o professor se atente na construção das cartas para que cada planificação tenha sua nomenclatura correspondente.

Habilidades matemáticas

A aplicação desse jogo em sala de aula é recomendada para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental em diante, após o ensino de figuras poligonais, noções de volume, figuras geométricas espaciais e suas respectivas nomenclaturas e planificações. O jogo da Memória das planificações tem o intuito de desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar sólidos geométricos com as suas respectivas planificações, percebendo também quais são os polígonos que compõe suas faces.

Criado por: Fábio André Kannenberg

Análise crítica do recurso

Como salientado anteriormente, é imprescindível inserir jogos e recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Assim sendo, o Jogo da Memória das Planificações contribui para o desenvolvimento da capacidade de relacionar as diferentes representações entre determinados objetos matemáticos.

Resenha: Paula Cristina Rohr Ertel, estudante de matemática da UFSC Blumenau.

Tags: geometriageometria espacialjogo da memóriaplanificaçãosólidos geométricos