Jogo travesse

24/10/2019 14:39

Jogo travesse

Características

O jogo é composto por um tabuleiro 10x10, e um conjunto de 32 peças, divididos em 4 grupos de 8 peças. Cada grupo contém um par de cada uma das seguintes formas geométricas: triângulos, quadrados, círculos e losangos. As peças de um grupo possuem a mesma cor, e essa é distinta para cada grupo.

Instruções de utilização

• As peças podem ser movidas um quadrado de cada vez desde que a casa que deseja deslocar a peça esteja vazio. Cada peça tem um movimento característico
    • Quadrado: movem-se vertical ou horizontalmente
    • Losango: tem movimentos diagonais para frente ou para trás
    • Triângulo: movem-se nas diagonais para frente e na vertical para trás
    • Círculo: podem fazer movimentos em todas as direções

• Outros movimentos especiais são:
    1. Passes curtos: O jogador pode pular a peça adversária que esteja adjacente sempre satisfazendo as formas de movimentação de cada peça. Vale notar que, a peça a ser pulada não irá ser “capturada”, apenas seguirá com o jogo.
    2. Passes longos: O passe pode ter longa distância, passando por cima de uma peça que não esteja adjacente à sua, desde que haja simetria entre os espaços vazios antes e depois da peça pulada, mais uma casa vazia, em que a peça do jogador ocupará ao final do passe.
    3. Série de pulos consecutivos: O jogador poderá fazer uma série de pulos consecutivos:
    4. O círculo: os círculos são peças especiais, se o jogador passar por cima do círculo de um adversário, ele deverá ser colocado na fileira inicial para que recomece. Quando o jogador pular seu próprio círculo em uma jogada, o círculo deve permanecer onde está.

(A) Passe simples (B) Passe longo (C) Pulo consecutivo

• Ao chegar ao fim do tabuleiro (na cor oposta a escolhida) as peças não podem mais retornar ao jogo.
  • O jogo terminará quando todas as peças estiverem contidas na cor oposta à escolhida.

Dicas de utilização

O jogo em si pode variar de acordo com a estratégia de cada um. Pode levar até uma hora bem como pode levar 10 minutos. Sempre com no mínimo dois jogadores e no máximo quatro.

Habilidades matemáticas

• Identificar em uma situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las.
  • Reforçar ou introduzir os diferentes tipos de figuras planas e o conceito de simetria.

Análise crítica do jogo

Em todo jogo há possibilidades de vitórias e derrotas. Assim, o estudante precisará aprender a lidar com frustrações de derrota e se indagar no que sua “estratégia” veio a falhar.

É um jogo muito similar ao xadrez, portanto, a lógica por trás de todo o pensamento será a mesma, mas a grande diferença é que o professor que irá aplicar este material, poderá ver e perceber como seus alunos estão se saindo a partir das regras que envolve polígonos e o processo mental que faz com que tomem certas decisões no jogo.

Resenha: Gabriel Henrique Parisoto, estudante de matemática da UFSC Blumenau.

Tags: estratégiatabuleiro