Batalha algébrica

08/05/2023 19:34

Características

Um grupo de cartelas com expressões algébricas escritas por extenso e dois dados comuns são necessários para a criação deste jogo, com o intuito de aprender a substituir valores para “x” nas equações.

Instruções de utilização

• Primeiramente, os cartões com as expressões algébricas devem ser colocados sobre uma mesa, todos à mostra e com as faces viradas para cima.
  • Para determinar quem iniciará a partida, cada jogador(a) lança uma vez o dado. Quem tirar o maior número começa. Caso haja empate, lança-se o dado novamente. Caso quatro pessoas estejam jogando, o jogo segue no sentido horário.
  • Cada participante, na sua vez lança o dado e calcula mentalmente o valor numérico das expressões sobre a mesa, substituindo a variável x pelo número obtido no dado. Ele(a) deverá escolher um dos cartões e o valor numérico nele obtido corresponderá aos pontos do(a) participante nessa rodada (pode ser zero, positivo ou negativo). Os pontos devem ser marcados num quadro de pontuação conforme modelo.
  • Após cada jogada, o cartão escolhido pelo jogador (a) deve ser retirado da mesa e guardado com o jogador. Dessa forma, não poderá ser calculado o valor numérico de uma expressão que já foi
  • O jogo termina quando acabarem os cartões da Ganha o jogo quem tiver acumulado mais pontos no total.

Dicas de utilização

• Tempo necessário de 15 a 20 minutos
  • Pode haver no mínimo duas pessoas e no máximo quatro

Habilidades matemática

• Cálculo mental
  • Desigualdades numéricas
  • Relação de equações
  • Operações matemáticas

Análise crítica do jogo

As diversas representações das equações algébricas para este problema é extremamente fundamental. Para tanto, cabe ao professor analisar o comprometimento dos alunos que estão jogando. Dessa forma, o recurso didático também serve como um aperfeiçoamento do aluno em relacionar situações-problemas que, implicitamente, ocorrem ao no decorrer de cada jogada, juntando diversas situações que a competitividade irá fornecer nos cálculos mentais, pois, a pressão de fazer cálculos mentais rápidos e eficazes pode induzir a um erro comum de conta, mas um aperfeiçoamento na mesma habilidade.

Criado por: Diana Poletti, semestre 2018/1.

Resenha
: Gabriel Henrique Parisoto, estudante de matemática da UFSC Blumenau.

Tags: álgebra