LEMA – Laboratório do Ensino de Matemática
 
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  • Super Senha

    Publicado em 23/05/2023 às 9:24

    Criado por Ana Luiza Berwanger de Souza


  • Circunferência Táctil

    Publicado em 16/05/2023 às 11:12

    Um disco impresso em 3D com pinos ao redor e no centro para prender elásticos e formar ângulos inscritos na circunferência.

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  • Pontes de Königsberg

    Publicado em 16/05/2023 às 10:47

    Criado por João Guilherme Comandolli Jordão


  • Prancha Trigonométrica

    Publicado em 16/05/2023 às 10:45

    Prancha trigonométrica

    Criado por João Guilherme Comandolli Jordão


  • Batalha Naval

    Publicado em 16/05/2023 às 10:42

    Criado por Fernando Zimmermann Maciel


  • Jogo dos Cinco em Linha

    Publicado em 08/05/2023 às 20:36

     

    Criado por Lucas Dell'agnolo, semestre 2023/1


  • Dominó de Frações Visuais

    Publicado em 08/05/2023 às 20:00

    Um jogo de dominó, formado por 28 peças, com cada peça contendo duas partes. Em cada parte, podem aparecer uma das seguintes representações: uma palavra descrevendo uma fração, um símbolo matemático representando uma fração, um desenho representando uma fração. Joga-se igual o jogo tradicional de dominó, sendo que as peças devem se ligar através das diferentes representações para a mesma fração.

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  • Bingo de Frações

    Publicado em 08/05/2023 às 19:55

    Jogo constituído de 24 cartelas de bingo, cada uma contendo 24 frações. Joga-se da mesma maneira que o bingo tradicional, sorteando-se uma fração, pronunciando ela em voz alta, e os alunos marcando na sua cartela caso esta contenha a fração sorteada. Ganha quem marcar uma linha, uma coluna ou uma diagonal.

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  • Batalha algébrica

    Publicado em 08/05/2023 às 19:34

    Características

    Um grupo de cartelas com expressões algébricas escritas por extenso e dois dados comuns são necessários para a criação deste jogo, com o intuito de aprender a substituir valores para “x” nas equações.

    Instruções de utilização

    • Primeiramente, os cartões com as expressões algébricas devem ser colocados sobre uma mesa, todos à mostra e com as faces viradas para cima.
    • Para determinar quem iniciará a partida, cada jogador(a) lança uma vez o dado. Quem tirar o maior número começa. Caso haja empate, lança-se o dado novamente. Caso quatro pessoas estejam jogando, o jogo segue no sentido horário.
    • Cada participante, na sua vez lança o dado e calcula mentalmente o valor numérico das expressões sobre a mesa, substituindo a variável x pelo número obtido no dado. Ele(a) deverá escolher um dos cartões e o valor numérico nele obtido corresponderá aos pontos do(a) participante nessa rodada (pode ser zero, positivo ou negativo). Os pontos devem ser marcados num quadro de pontuação conforme modelo.
    • Após cada jogada, o cartão escolhido pelo jogador (a) deve ser retirado da mesa e guardado com o jogador. Dessa forma, não poderá ser calculado o valor numérico de uma expressão que já foi
    • O jogo termina quando acabarem os cartões da Ganha o jogo quem tiver acumulado mais pontos no total.

    Dicas de utilização

    • Tempo necessário de 15 a 20 minutos
    • Pode haver no mínimo duas pessoas e no máximo quatro

    Habilidades matemática

    • Cálculo mental
    • Desigualdades numéricas
    • Relação de equações
    • Operações matemáticas

    Análise crítica do jogo

    As diversas representações das equações algébricas para este problema é extremamente fundamental. Para tanto, cabe ao professor analisar o comprometimento dos alunos que estão jogando. Dessa forma, o recurso didático também serve como um aperfeiçoamento do aluno em relacionar situações-problemas que, implicitamente, ocorrem ao no decorrer de cada jogada, juntando diversas situações que a competitividade irá fornecer nos cálculos mentais, pois, a pressão de fazer cálculos mentais rápidos e eficazes pode induzir a um erro comum de conta, mas um aperfeiçoamento na mesma habilidade.

    Criado por: Diana Poletti, semestre 2018/1.


    Resenha
    : Gabriel Henrique Parisoto, estudante de matemática da UFSC Blumenau.


  • Cara a Cara dos Sólidos Geométricos

    Publicado em 03/05/2023 às 20:09

    Uma releitura de um jogo clássico, o jogo cara a cara dos sólidos geométricos é um jogo de adivinhação que envolve perguntas e raciocínio lógico. O jogador deve adivinhar a carta sorteada por seu adversário fazendo perguntas sobre as características do mesmo.

    Dois jogadores sorteiam uma carta para que seu adversário tente adivinhar. Alternadamente, cada um dos jogadores faz uma pergunta para o seu adversário que só pode ser respondida com Sim ou Não. Por exemplo:

    • O sólido que você sorteou tem todas as faces paralelas?
    • O seu sólido é um sólido platônico?
    • O seu sólido possui uma face pentagonal?

    O tabuleiro serve como um guia: inicia-se com todas as casas levantadas, e conforme o jogo se desenrola, o jogador abaixa as casas que não correspondam às informações que ele tem da carta de seu adversário.

     

    Criado por Aline Zermiani


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