LEMA – Laboratório do Ensino de Matemática
  • Trigonometria no Ciclo Trigonométrico

    Título: Trigonometria no Ciclo Trigonométrico
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio
    Área: Geometria
    Objetivo: Explorar o seno, cosseno e a tangente no Ciclo Trigonométrico
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Ângulos em radianos;
    • Construção dos conceitos seno, cosseno e a tangente de um ângulo no Ciclo Trigonométrico;
    • Seno, Cosseno e Tangente de 0º, 90º, 180º, 270° e 360º.
    • Redução ao primeiro quadrante;
    • Sinal do Seno, Cosseno e Tangente em cada quadrante.

    Observação: 

    • O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • É um capítulo de um geogebrabook, contendo várias atividades.

    Orientação de exploração a atividade:

    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/122625


  • Trigonometria no Triângulo Retângulo

    Título: Trigonometria no Triângulo Retângulo
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Fundamental
    Área: Geometria
    Objetivo: Explorar o seno, cosseno e a tangente no triângulo retângulo
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Construção dos conceitos seno, cosseno e a tangente de um ângulo;
    • Seno, Cosseno e Tangente de 0º e 90º.
    • Razão de semelhança.

    Observação: 

    • O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;

    Orientação de exploração a atividade:

    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/122623


  • Funções Trigonométricas

    Título: Funções Trigonométricas
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio
    Área: Geometria
    Objetivo: Explorar as funções trigonométricas na plataforma GeoGebra
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Gráficos de Funções Trigonométricas;
    • Domínio, Imagem e Período das Funções Trigonométricas;
    • Intervalos em que as funções são positiva, negativa, crescente ou decrescente;
    • Influência dos parâmetros da função no comportamento do gráfico.

    Observação:

    • O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • É um capítulo de um geogebrabook, contendo várias atividades.

    Orientação de exploração a atividade:

     

    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/145319


  • Como fazer uma demonstração dinâmica no Geogebra?

    Título: Como fazer uma demonstração dinâmica no Geogebra?
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Superior
    Área: Educação Matemática
    Objetivo: Criar condições para que o professor possa produzir uma demonstração dinâmica no Geogebra.
    Principais tópicos envolvidos:

    • Condição para mostrar objeto e seletor;

    Observações:

    • Nesse vídeo não mostro como fazer a construção das figuras e dos textos. O foco é na ferramenta “Condição para mostrar objeto”. É importante que o professor já saiba como criar um seletor, figuras geométricas e textos.

    Orientação de exploração da atividade:


    Endereço das atividades mostradas no vídeo:
    Ângulo Central, Ângulo Inscrito, Ângulo do segmento circular e Arco Capaz
    Exercício Resolvido Dinâmico
    Baricentro
    Dedução da fórmula do Volume da esfera


  • Função Quadrática para Pré-Cálculo

    Título: Função Quadrática para Pré-Cálculo
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio ou Superior
    Área: Álgebra
    Objetivo: Criar condições para que o estudante possa desenvolver as seguintes habilidades:

    • Saber relacionar a influência dos parâmetros da equação da função quadrática com o comportamento do gráfico;
    • Saber relacionar o sinal do discriminante com os zeros da função quadrática;
    • Saber fazer o estudo do sinal da função quadrática;
    • Saber determinar o intervalo em que a função é crescente ou decrescente;
    • Saber identificar elementos importantes do gráfico da função quadrática: vértice, zeros da função; ponto em que o gráfico intercepta o eixo y.

    Principais conteúdos envolvidos

    • Zeros da função quadrática; pontos de mínimo ou máximo; gráfico; discriminante; estudo do sinal; entre outros.

    Observações:

    • A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • Há apenas um applet na atividade, mas com várias perguntas em que o estudante precisará manipular para responder. Talvez, o estudante possa achar ruim o fato de ter que subir e descer a barra de rolagem.

    Orientação de exploração da atividade:


    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/cBNjycJP


  • Sistemas Lineares

    Título: Sistema Lineares
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio
    Área: Álgebra
    Objetivo: Explorar diversos conteúdos envolvendo sistemas lineares
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Interpretação geométrica de sistemas 2x2 e 3x3
    • Método da substituição e regra de Cramer
    • Problemas envolvendo sistemas

    Observações:

    • Trata-se de um geogebrabook (livro) com várias folhas de trabalho (atividades).
    • O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.

    Orientação de exploração a atividade:


    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/gu3ev8hx


  • Razão Áurea

    Título: Razão Áurea
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio
    Área: Geometria
    Objetivo: Explorar a razão áurea
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Construção do ponto que divide o segmento na razão áurea;
    • Construção do retângulo áureo e da espiral áurea;
    • Criação de novas ferramentas no Geogebra.

    Observações:

    • O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • O material contém applets, vídeos e páginas da web, podendo demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.

    Orientação de exploração a atividade:

    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/pW2RaumV


  • As formas Geométricas Espaciais para os anos iniciais

    Título: As formas Geométricas Espaciais para os anos iniciais
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Fundamental
    Área: Geometria
    Objetivo: Criar condições para que o estudante possa:

    • Diferenciar formas poliédricas das não poliédricas;
    • Reconhecer e classificar os prismas, identificando seus elementos;
    • Reconhecer as planificações dos prismas;
    • Reconhecer e classificar as pirâmides, identificando seus elementos;
    • Reconhecer as planificações das pirâmides.

    Principais conteúdos envolvidos:

    • Prismas, Paralelepípedo, Cubo, Pirâmide, e Planificação

    Observações:

    • A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.

    Orientação de exploração da atividade:

    Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/qhQe2gbW


  • Dedução da fórmula do Volume da esfera

    Título: Dedução da fórmula do Volume da esfera
    Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
    Nível: Ensino Médio
    Área: Geometria
    Objetivo: Criar condições para que o estudante possa compreender a dedução da fórmula do Volume da esfera
    Principais conteúdos envolvidos:

    • Princípio de Cavalieri
    • Volume do cone, cilindro e esfera
    • Área do círculo e do setor circular
    • Sólidos de revolução

    Observações:

    • A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
    • Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.

    Orientação de exploração


    Endereço da atividade
    : https://www.geogebra.org/m/bpkQGYHG


  • Cubo de Rubik tátil

    Cubo de Rubik tátil

    O cubo de Rubik, popularmente conhecido como cubo mágico, é um tipo de quebra-cabeça. Dada qualquer configuração inicial, o objetivo é desembaralhar o cubo e fazer com que todas as suas faces apresentem a mesma cor. Mas e quando não é possível enxergar cores? Pensando nisso, foram adicionadas texturas em cada um dos pequenos quadrados que compõem a face do cubo. Assim, trocamos cores por texturas, o que permite a resolução do cubo por deficientes visuais.