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Trigonometria no Ciclo Trigonométrico
Título: Trigonometria no Ciclo Trigonométrico
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio
Área: Geometria
Objetivo: Explorar o seno, cosseno e a tangente no Ciclo Trigonométrico
Principais conteúdos envolvidos:- Ângulos em radianos;
- Construção dos conceitos seno, cosseno e a tangente de um ângulo no Ciclo Trigonométrico;
- Seno, Cosseno e Tangente de 0º, 90º, 180º, 270° e 360º.
- Redução ao primeiro quadrante;
- Sinal do Seno, Cosseno e Tangente em cada quadrante.
Observação:
- O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- É um capítulo de um geogebrabook, contendo várias atividades.
Orientação de exploração a atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/122625
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Trigonometria no Triângulo Retângulo
Título: Trigonometria no Triângulo Retângulo
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Fundamental
Área: Geometria
Objetivo: Explorar o seno, cosseno e a tangente no triângulo retângulo
Principais conteúdos envolvidos:- Construção dos conceitos seno, cosseno e a tangente de um ângulo;
- Seno, Cosseno e Tangente de 0º e 90º.
- Razão de semelhança.
Observação:
- O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
Orientação de exploração a atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/122623
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Funções Trigonométricas
Título: Funções Trigonométricas
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio
Área: Geometria
Objetivo: Explorar as funções trigonométricas na plataforma GeoGebra
Principais conteúdos envolvidos:- Gráficos de Funções Trigonométricas;
- Domínio, Imagem e Período das Funções Trigonométricas;
- Intervalos em que as funções são positiva, negativa, crescente ou decrescente;
- Influência dos parâmetros da função no comportamento do gráfico.
Observação:
- O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- É um capítulo de um geogebrabook, contendo várias atividades.
Orientação de exploração a atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/M3vta5Uv#chapter/145319
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Como fazer uma demonstração dinâmica no Geogebra?
Título: Como fazer uma demonstração dinâmica no Geogebra?
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Superior
Área: Educação Matemática
Objetivo: Criar condições para que o professor possa produzir uma demonstração dinâmica no Geogebra.
Principais tópicos envolvidos:- Condição para mostrar objeto e seletor;
Observações:
- Nesse vídeo não mostro como fazer a construção das figuras e dos textos. O foco é na ferramenta “Condição para mostrar objeto”. É importante que o professor já saiba como criar um seletor, figuras geométricas e textos.
Orientação de exploração da atividade:
Endereço das atividades mostradas no vídeo:
Ângulo Central, Ângulo Inscrito, Ângulo do segmento circular e Arco Capaz
Exercício Resolvido Dinâmico
Baricentro
Dedução da fórmula do Volume da esfera -
Função Quadrática para Pré-Cálculo
Título: Função Quadrática para Pré-Cálculo
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio ou Superior
Área: Álgebra
Objetivo: Criar condições para que o estudante possa desenvolver as seguintes habilidades:- Saber relacionar a influência dos parâmetros da equação da função quadrática com o comportamento do gráfico;
- Saber relacionar o sinal do discriminante com os zeros da função quadrática;
- Saber fazer o estudo do sinal da função quadrática;
- Saber determinar o intervalo em que a função é crescente ou decrescente;
- Saber identificar elementos importantes do gráfico da função quadrática: vértice, zeros da função; ponto em que o gráfico intercepta o eixo y.
Principais conteúdos envolvidos
- Zeros da função quadrática; pontos de mínimo ou máximo; gráfico; discriminante; estudo do sinal; entre outros.
Observações:
- A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- Há apenas um applet na atividade, mas com várias perguntas em que o estudante precisará manipular para responder. Talvez, o estudante possa achar ruim o fato de ter que subir e descer a barra de rolagem.
Orientação de exploração da atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/cBNjycJP -
Sistemas Lineares
Título: Sistema Lineares
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio
Área: Álgebra
Objetivo: Explorar diversos conteúdos envolvendo sistemas lineares
Principais conteúdos envolvidos:- Interpretação geométrica de sistemas 2x2 e 3x3
- Método da substituição e regra de Cramer
- Problemas envolvendo sistemas
Observações:
- Trata-se de um geogebrabook (livro) com várias folhas de trabalho (atividades).
- O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.
Orientação de exploração a atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/gu3ev8hx -
Razão Áurea
Título: Razão Áurea
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio
Área: Geometria
Objetivo: Explorar a razão áurea
Principais conteúdos envolvidos:- Construção do ponto que divide o segmento na razão áurea;
- Construção do retângulo áureo e da espiral áurea;
- Criação de novas ferramentas no Geogebra.
Observações:
- O material foi elaborado para ser explorado, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- O material contém applets, vídeos e páginas da web, podendo demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.
Orientação de exploração a atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/pW2RaumV
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As formas Geométricas Espaciais para os anos iniciais
Título: As formas Geométricas Espaciais para os anos iniciais
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Fundamental
Área: Geometria
Objetivo: Criar condições para que o estudante possa:- Diferenciar formas poliédricas das não poliédricas;
- Reconhecer e classificar os prismas, identificando seus elementos;
- Reconhecer as planificações dos prismas;
- Reconhecer e classificar as pirâmides, identificando seus elementos;
- Reconhecer as planificações das pirâmides.
Principais conteúdos envolvidos:
- Prismas, Paralelepípedo, Cubo, Pirâmide, e Planificação
Observações:
- A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.
Orientação de exploração da atividade:
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/qhQe2gbW
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Dedução da fórmula do Volume da esfera
Título: Dedução da fórmula do Volume da esfera
Autor: Prof. Jorge Cássio Costa Nóbriga (jcassio@gmail.com)
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Blumenau)
Nível: Ensino Médio
Área: Geometria
Objetivo: Criar condições para que o estudante possa compreender a dedução da fórmula do Volume da esfera
Principais conteúdos envolvidos:- Princípio de Cavalieri
- Volume do cone, cilindro e esfera
- Área do círculo e do setor circular
- Sólidos de revolução
Observações:
- A atividade foi elaborada para ser explorada, preferencialmente, com a ferramenta grupo da plataforma GeoGebra;
- Como contém vários applets, pode demorar um pouco para abrir se a qualidade da internet não for boa.
Orientação de exploração
Endereço da atividade: https://www.geogebra.org/m/bpkQGYHG -
Cubo de Rubik tátil
O cubo de Rubik, popularmente conhecido como cubo mágico, é um tipo de quebra-cabeça. Dada qualquer configuração inicial, o objetivo é desembaralhar o cubo e fazer com que todas as suas faces apresentem a mesma cor. Mas e quando não é possível enxergar cores? Pensando nisso, foram adicionadas texturas em cada um dos pequenos quadrados que compõem a face do cubo. Assim, trocamos cores por texturas, o que permite a resolução do cubo por deficientes visuais.
