LEMA – Laboratório do Ensino de Matemática
  • Sólidos platônicos táteis

    Sólidos platônicos táteis.

    Sólidos platônicos confeccionados a partir de uma planificação. Foram adicionadas texturas distintas em cada face para melhor sensibilidade tátil. Com o auxílio de velcro, é possível transitar facilmente entre a forma planificada e a forma de sólido.


  • Dominó geométrico

    Dominó geométrico

    Características

    É um jogo matemático de dominó em que a face das peças é dividida em duas partes: uma contendo a imagem de um sólido geométrico e a outra contendo a nomenclatura de outro sólido. O objetivo é associar a representação geométrica do sólido com a sua respectiva nomenclatura.

    Instruções de utilização

    O jogo pode ser jogado com no mínimo 2 e no máximo 4 participantes.

    • Embaralham-se as peças com as imagens não à vista e distribuem-se 7 peças para cada jogador. Caso haja menos de quatro jogadores, as peças restantes deverão ficar disponíveis sobre a mesa com as imagens viradas para baixo - formando o "monte" para compras.
    • Os jogadores decidem quem iniciará o jogo e o escolhido coloca uma de suas peças sobre a mesa de modo que a figura fique visível para todos os jogadores.
    • O próximo jogador verifica se possui uma peça que possa ser justaposta à peça da mesa de modo que haja uma correspondência entre a representação geométrica e sua nomenclatura ou vice-versa.
      • Caso o jogador a possua, deve justapô-la à da mesa.
      • Caso não a possua, deve comprar peças até que tenha a possibilidade de justapor à alguma peça da mesa; se não for possível comprar mais, passa a vez.
    • O jogo continua nesse processo até que um dos jogadores não tenha mais peças ou até que o jogo fique “trancado”, isto é, nenhum jogador consegue colocar mais peças.

    O vencedor é o primeiro jogador a eliminar todas as peças da sua mão. Caso o jogo fique trancado, vence aquele que possui menor número de peças.

    Dicas de utilização

    Uma partida de Dominó Geométrico tem duração média de 15 min a 20 min. A quantidade de jogadores deve ser de no mínimo 2 jogadores e no máximo 4. Depois de jogadas algumas partidas, pode-se dizer que não apresenta problemas durante execução do jogo. Contudo, durante sua construção é preciso observar a quantidade de peças de cada figura, a fim de garantir que o jogo não tenda a trancar sempre.

    Habilidades matemáticas

    O jogo Dominó Geométrico pode ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois a partir do 5º Ano a BNCC já propõe introduzir noções de volume e o estudo de sólidos geométricos e sua planificação. O momento apropriado para propor esse jogo aos alunos é depois que alguns conceitos básicos, como a nomenclaturas dos sólidos geométricos, tiverem sido ensinados.
    Seu principal objetivo é desenvolver nos alunos a habilidade de relacionar cada sólido com sua respectiva nomenclatura, a capacidade de perceber as semelhanças e diferenças entre eles, como por exemplo os diferentes polígonos que compõe suas faces. Ademais, contribui para desenvolver a visualização e percepção de diferentes representações planas de alguns objetos tridimensionais. Além disso, o jogo de dominó propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos alunos, pois estes terão de pensar em estratégias e planejar suas jogadas a partir da observação atenta do desenvolvimento do jogo.

    Análise crítica do recurso

    A utilização de jogos para o ensino de matemática se constitui numa importante ferramenta para promover a aprendizagem dos saberes matemáticos, pois propicia um ambiente dinâmico, tornando o momento de aprender mais satisfatório e natural, além de trabalhar com os alunos sua criatividade, autonomia e raciocínio lógico. Em vista disso, o jogo Dominó Geométrico pode ser utilizado como potencializador da aprendizagem da geometria espacial, haja vista que os conteúdos de geometria em muitos casos constituem-se num fator de dificuldades dos alunos. Além disso, ao explorar a habilidade de relacionar os sólidos e suas respectivas representações planas, este jogo promove o desenvolvimento da importante capacidade de compreender as diferentes representações que os objetos matemáticos podem assumir.

    Resenha: Paula Cristina Rohr Ertel, estudante de matemática da UFSC Blumenau.


  • Jogo da velha tátil

    Um jogo da velha adaptado para deficientes visuais. Possui tabuleiro texturizado com indicação de norte e peças com velcro.

    Jogo da velha tátil


  • Triminó de frações

    É um dominó em que cada peça possui 3 lados.

    Triminó de frações

    Como jogar

    Cada jogador recebe 7 peças. Ele deve encaixar as peças de modo que a soma das frações em lados adjacentes de cada triângulo seja 1. Vence o jogador que se livrar de todas as peças de sua mão primeiro.


  • Tênis matemático

    O objetivo do jogo é trabalhar múltiplos.

    Tênis matemático.

    Contém

    • 1 tabuleiro 4x6
    • 1 dado
    • fichas coloridas

    Objetivo

    O tabuleiro é divido em duas quadras. O objetivo do jogador é preencher a quadra do adversário com suas fichas.

    Modo de jogar

    O jogador lança o dado.

    • Se cair algum número, ele tem o direito de colocar uma de suas fichas no tabuleiro do adversário. Essa ficha deve ser colocada sobre um múltiplo do número que saiu no dado.
    • Se sair o X, ele pode remover uma ficha do adversário do seu lado do tabuleiro.

     


  • Batalha naval no plano cartesiano

    Batalha naval é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Esse batalha naval possui peças que modificam a maneira clássica de jogar.

    Batalha naval no plano cartesiano.

    Modo clássico

    Para jogar no modo clássico, escolhe-se os eixos em que as abscissas vão de 1 a 10 e as ordenadas vão de A a J. Para abater um navio adversário, o jogador deve acertar todos os quadrados que correspondem ao navio.

    Modo plano cartesiano

    No modo plano cartesiano, o jogador não atira em um quadrado do tabuleiro, mas em um dos seus vértices, especificando as coordenadas $x$ e $y$ do mesmo. Para abater um navio adversário, ele deve acertar os quatro vértices. Esse modo tem duas variações

    • Primeiro quadrante: Nessa variação, os eixos tem valores variando de 0 a 10.
    • Quatro quadrantes: Aqui, os eixos tem valores variando de -5 até 5.

  • Jogo das rainhas

    Jogo das rainhas

    Características

    Trata-se de um problema matemático que consiste em dispor 10 rainhas num tabuleiro 10x10, parecido com um tabuleiro de xadrez, de forma que nenhuma delas seja atacada pela outra. Este material possibilita três tamanhos de tabuleiro: 8x8, 9x9 e 10x10. Vale lembrar que esse é um caso específico do problema das n rainhas, no qual se tem n rainhas para distribuir em um tabuleiro n \times n.

    Instruções de utilização

    Há uma única regra no jogo, deve-se distribuir as rainhas no tabuleiro de forma que nenhuma elimine a outra, isto é, duas rainhas não podem estar na mesma linha, coluna ou diagonal.
    No tabuleiro:

    • 8x8 são usadas 8 rainhas;
    • 9x9 são usadas 9 rainhas;
    • 10x10 são usadas 10 rainhas.

    O problema possui várias soluções, uma delas seria a apresentada na imagem acima.

    Dicas de utilização

    O jogo pode ser jogado individualmente ou em grupos. Não há tempo estimado, entretanto é interessante que haja mais do que uma aula para que haja tempo dos alunos pensarem, ter a socialização das estratégias e que seja possível formalizar os conceitos matemáticos abordados.
    Ao analisar a solução dos alunos é preciso conferir de rainha em rainha, para se ter a certeza de que se trata de uma solução válida para o problema.

    Habilidades matemáticas

    Este jogo pode ser utilizado em todos os níveis de ensino. Evidentemente, que isso dependerá do enfoque que se quer trabalhar.
    O jogo desenvolve o raciocínio lógico, a atenção, a memória e as habilidades de observar, analisar e sintetizar. Pode abordar conceitos da análise combinatória - como contagem das maneiras para colocar 8 rainhas no tabuleiro 8x8.

    Análise crítica do jogo

    Este jogo é ótimo para mostrar aos alunos que entender ou criar estratégias matemáticas é mais importante que as respostas, isto porque o problema possui mais de uma solução. As regras são de fácil compreensão, mas é necessário tomar certo cuidado ao analisar as soluções dos alunos, já que pode haver soluções diferentes e nenhuma parte da regra pode ser descumprida.
    Apesar do jogo ter certa limitação quanto ao tamanho do n utilizado no ensino básico, pode-se aumentar o número de rainhas tornando um projeto para a feira de matemática ou até mesmo algum aluno que se interesse por programação. Neste caso, pode ser um problema para um estudo mais aprofundado em conjunto com mais profissionais e o aluno.

    Resenha: Bruna Arielly Schulz, estudante de matemática da UFSC Blumenau.
    Jogo produzido por: João Vitor Pamplona, estudante de matemática da UFSC Blumenau.


  • Modelando matrizes

    É um modelo voltado para alunos com deficiência intelectual, como dislexia.

    Modelando matrizes

    Recursos

    • Cada caixinha é uma entrada da matriz.
    • Possui números que podem ser inseridos dentro das entradas.
    • Possui operações que podem ser posicionadas entre as matrizes.

    Possíveis aplicações

    • Estudo do tamanho das matrizes resultantes de multiplicações de matrizes.
    • Estudo das operações com matrizes.